sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"O Lorax: em busca da Trúfula Perdida": caminho da educação ambiental

     Talvez você já tenha visto ou ouvido falar no Lorax. Ele é um pequenino laranja de grandes bigodes responsável pelo vale onde abriga uma incrível fauna e flora. Esse é um filme de cunho ambiental voltado para as crianças, porém é interessante para adolescentes e adultos, uma vez que mistura realidade e ficção de uma maneira atrativa e reflexiva. O filme foi baseado no conto infantil do escritor Dr. Seuss.
Lorax e sua reação perante a 1ª trúfula cortada

      A história acontece em Sneedville, onde sua população tem quase tudo que necessita (aquilo que políticos vivem colocando nos discursos), moradia, educação, saúde, exceto uma coisa:  a natureza. [Tudo bem que meio ambiente e saúde se relacionam, mas vamos lembrar que não passa de ficção.]. O mais impressionante é que os moradores precisam comprar oxigênio, uma vez que não possuem árvores ou algas no local. Tudo uma estratégia de marketing, mostrando para nós o consumismo e o capitalismo. Consequentemente não tem animais. E, como na maioria das vezes, quem se dá conta disso é um jovem: Audrey, adolescente que sonha em ver uma árvore.
Impacto florestal em cadeia: todos animais são impressionados pela derrubada da trúfula
         A cidade chegou na situação por culpa de  Umavez-ildo que investiu no setor têxtil e acabou desmatando toda a floresta de trúfulas, mesmo com os avisos de Lorax, que era o guardião das árvores (a natureza e seu complexo em si).
             Juntamente com a devastação, todos animais precisam deixar o local, inclusive o Lorax. no entanto deixa a última semente de trúfula nas mãos do empresario ganancioso responsável pela devastação. 
             Ted, logo que descobre toda a história graças à avó Norma,vai atrás de Umavez-ildo para tentar recuperar o que foi perdido e trazer para a cidade o meio ambiente natural.

Ted e a última semente de trúfula
             A educação ambiental é de extrema importância, ainda mais que o Brasil está mudando e avançando economicamente, de modo que são necessários maiores cuidados com o meio ambiente. E, desde cedo isso pode ser feito.
          Devemos analisar o filme de modo crítico e lembrar que é um enredo perfeito para conscientização do público infantil, uma vez que - embora clichê, porém verdadeiro- serão o futuro do mundo. Várias outras discussões de marketing, meio ambiente, consumismo, capitalismo, sucessão ecológica, devastação estão abordadas no filme que vale a pena ser assistido, indiferentemente da idade.

Confira o trailer: 

Relação de conteúdos: meio ambiente - educação ambiental - geografia - biologia
Imagens retiradas de:
http://www.revistaluminus.com/site/wp-content/uploads/2012/04/O-Lorax-.jpg
http://i.imgur.com/h6End.jpg
http://www.wingclips.com/system/movie-clips/the-lorax/let-it-grow/images/the-lorax-movie-clip-screenshot-let-it-grow_large.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário