quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Período Neolítico

    
    Depois do Paleolítico, na transição mesolítica, o homem já mostrava indícios de uma futura população sedentária.
    Foi no neolítico que iniciaram as atividades agropastoris, isto é, cultivar as plantas e os animais que servirão de alimento ou para produção de alimento. E ainda, algumas ervas, vegetais que tivesses propriedades medicinais. Com  o conhecimento de tantos anos e anos já sabiam quais plantas poderiam ser venenosas, logo sabiam escolher as melhores para plantar, bem como os animais mais fáceis para domesticar. 
      Ao mesmo tempo começaram a desenvolver religiões para que pudessem explicar fenômenos naturais que pareciam sem explicação. 
     Surgiram também tribos com a instalação de grupos em regiões fixas. O homem que até então era nômade por não ter um local fixo para residir, caçar e colher, agora passa a ser sedentário, por ter tudo a sua volta sem a necessidade de buscar em terras mais longínquas.
      As práticas na agricultura foram se desenvolvendo e foram essenciais para a escolha de um local para ficar. É algo básico que existe até hoje. As tribos deveriam ficar próximas aos rios, pois a terra é mais fértil e a água seria abundante para os povos. 
       As principais zonas ocupadas pelos homens do neolítico foram na América Central, Peru e Oriente Próximo. Esse último, o mais importante para estudar no momento. Nessa região ficava o Crescente Fértil, que estendia do Nilo (no Egito) até os rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) Hoje a região é ocupada pela Síria, Israel, Líbano e Iraque. Recebeu nome de "Crescente" pelo formato parecido com a fase da lua crescente.
Crescente Fértil, período paleolítico
Crescente Fértil (Hoje em dia)
    Os principais animais domesticados foram os bois, cabras e porcos. Conta-se que o cachorro tenha sido o primeiro animal criado por humanos.  Já as principais plantas foram o trigo, arroz, milho, cevada, batata e a mandioca.
    Com as atividades sedentárias (agricultura e pecuária) os alimentos passaram a sobrar e para isso tiveram que ser armazenados e estocados. Outra inovação foi a cerâmica, criada para armazenar alimentos, colocar líquidos e poder esquentar no fogo o que quisessem. 
   A população aumentou e com isso a proliferação de micro-organismos e doenças também desencadearam com o contato de tribos diferentes e pessoas de uma mesma tribo.
   As ferramentas, nesse período, começaram a ser polidas para terem maior rendimento e duração. Por isso essa fase pode ser chamada de Idade da Pedra Polida.
    Nas aldeias neolíticas as famílias eram conhecidas como clãs e um grupo de clãs que formava uma tribo. Quem comandava era o patriarca, antes os mais velhos e com o passar do tempo os que passaram a assumir o controle tribal foram os mais fortes, sábios e valentes para proteger os indivíduos e ser um líder religioso e político (não do tipo político que conhecemos hoje).
      As roupas que até então eram feitas de coro, passaram a serem produzidas também com plantas e pelos de animais, tecidas e fiadas.
           As primeira casas começaram a ser feitas de barro e madeira, vivendo com criações e cultivos. 
          Muitos costumes vão se aproximando cada vez mais dos povos que conhecemos, como indígenas, bem como de uma civilização.  (A divisão desse trabalho é ainda mais marcante nesse período, onde as mulheres ficam com serviço caseiro e os homens com os mais brutais.)
Imagens retiradas de: 
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/crescente-fertil.gif
http://1.bp.blogspot.com/-rEoD_Ci5hg0/T3D6bjnAwYI/AAAAAAAAAAU/FIJZFP4ldgo/s1600/20110316_143522%5B1%5D.gif
http://4.bp.blogspot.com/-eh-ZljdZo98/URqDIlgbRRI/AAAAAAAAAN8/t9fq4_7CTfg/s1600/neolitico.jpg
http://photos1.blogger.com/blogger/289/4173/1600/neolitico-.jpg      

Um comentário: