quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sumérios e Acádios

    Os primeiros povos a se desenvolverem e povoarem uma civilização na Mesopotâmia foram os sumérios que viveram na região sul mesopotâmica na Baixa e Média Mesopotâmia, vindos da Ásia Central. Esse povo construiu diques e canais para irrigar o cultivo. Ainda criaram a escrita antiga cuneiforme, cujos caracteres eram com formato de cunha,  gravados em argila.
     Um destaque dos sumérios foi o desenvolvimento de tecnologias de controle de água do rio Tigres e Eufrates. Construíram barragens, drenagens do solo, canais de irrigação e diques. O uso do solo e da água eram uma de suas principais preocupações para que pudessem levar a vida sem falta desses recursos. Como eram politeístas, fenômenos da natureza eram explicados por diversos deuses.
       E os sumérios tinham uma forte relação com o meio ambiente, além de terem desenvolvido uma matemática (e a ciência em geral) evoluída, de maneira que a civilização deles também fosse no mesmo nível. Por exemplo, dividiram o dia em 24 horas, uma hora em 60 minutos e um minuto em 60 segundos e criaram o calendário.
Escrita cuneiforme
      As cidades - Estado tinham um chefe, chamado de Patesi, espécie de rei - sacerdote de funções militares e religiosas. Como estas cidades sumerianas viviam em guerra, em 2350 a.C., ficaram sob influência dos Acádios, primeiro grande Estado a se constituir na Mespotâmia, fazendo com que a língua suméria fosse usada apenas em rituais religiosos.
      Os acádios eram nômades do deserto da Síria e, embora vitória acadiana, esses dois povos se unificaram para formar o I Império Mesopotâmico. Para lembrar: isso só foi possível pela similaridade cultural dessas pessoas, por mais que fossem de regiões diferentes. E mais: não foi algo rápido, só aconteceu um século depois da ocupação acadiana. 
       O rei Sargão I fez com que os acádios criassem um Estado centralizado com boas táticas de combates militares. Religiosamente, a quantidade de deuses, para coisas que pareciam inexplicáveis,  aumentou, incluindo o próprio rei como um deus.
Representação do Império Acádio
        A primeira língua semítica, acadiana, , foi usado como idioma de todo o Oriente Médio. O Código de Hamurábi, escrito por um monarca deste nome, foi o primeiro código penal registrado. Ao mesmo tempo em que há criações de leis, há uma desigualdade, não cumprimentos e penalidades, estabelecidas desde deste período.

Imagens retiradas de:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-sumeria/imagens/Escrit32.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7gmA8H_Cq6oJw-YpsMuWDtKxrxa6zcZklGBSnFt-mH1L_F-D-TqNnppy8SjUy3TrjnNrY4-oIC0jT6oZFYnGgzE2z8KgISbqcjy01C4EHtkJhn3yFbEfPUeEWnr7m9QOXQ6P7Mv9iyjo/s1600/Ac%C3%A1dia.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário