Todas conclusões e conhecimentos científicos que hoje existem são resultados de uma série de trabalhos, passados por um método que confirme uma hipótese e possa transformá-la em teoria. Estamos falando do método científico. E, ao abordarmos esse assunto, bem como outros que serão colocados aqui no blog, nesse momento nos desvincularemos de religião e focaremos naquilo que a ciência até então descobriu.
O método científico é sempre baseado em perguntas, e essa é a primeira parte, formular um questionamento. Tomemos um exemplo: o problema do bicho da goiaba. Você notou que - repentinamente - enquanto comia na goiabeira, apareciam bichos dentro da goiaba . A questão é: Como e por que aparecem e existem bichos dentro de algumas goiabas e outras não?
Em seguida você investigará para formar uma hipótese. (Só para lembrar: hipótese é totalmente diferente de teoria, pois é uma TENTATIVA de explicar fenômenos). Voltando à suposição, você ficou observando a goiabeira, fez suas investigações e notou que moscas pousavam sobre as frutas. Logo, criou o seguinte: as moscas são responsáveis pelas larvas na goiaba por serem seu estágio inicial.
Bicho na goiaba |
Vamos supor que dê errado. O que faria nesse caso é pensar em uma nova hipótese e continuar com essa nova ideia que supôs.
Imagine agora que deu certo, quando você abriu as goiabas sem rede, tinham bichos. E quando abriu as com rede, estavam sem a presença desses artrópodes. Se você refez e em todas as vezes deu certo e que todos aqueles que façam também obtenham o mesmo resultado, finalmente você pode fazer seu relatório com o que obteve.
Finalmente você pode tentar elaborar a teoria, com os conhecimentos já tidos, explicar e/ou interpretar os fenômenos da natureza.
E assim vão se basear quase que todas as pesquisas e teorias que hoje encontramos a nosso acesso. O infográfico abaixo, retirado de https://cnoanadiastc.files.wordpress.com/2010/01/metodo-cientifico-21.gif?w=593, representa sucintamente o que até então foi explicado.
Infográfico: Método Científico |
Nenhum comentário:
Postar um comentário