sábado, 7 de março de 2015

Cartografia

  
   A cartografia é o estudo e representação do espaço geográfico.  Ela pode ser computadorizada, devido aos grandes sucessos e inovações tecnológicas, que seriam os mapas e cartas representados graficamente pelo computador, ou ainda podem ser convencionais, quando a representação ocorre no papel. 
    Há muito tempo a cartografia vem sendo representada e estudada. A mais antiga representação da Terra foi a da Mesopotâmia (Oriente Médio).
    Como a Terra tem um formato geoide (uma esfera achatada nos polos), é extremamente difícil representá-la no plano. Hoje sabemos que a representação mais fiel é a do globo terrestre. Na Idade Média surgiu um mapa, o T-O Isidoro, cujo formato era de um disco:


    O mapa dele representava diferentes aspectos, como os cristãos. O T nele contido representava a Santíssima Trindade e traz a Ásia como o centro do mundo, já que é o berço das religiões. Os mares e oceanos estão representados ao redor, com apenas três continentes: África, Ásia e Europa.
    Os mapas seguintes, europeus, sempre colocavam-se no topo para demonstrar superioridade. Vemos isso até hoje com as projeções eurocêntricas, onde estão representados no hemisfério norte e praticamente centralizados.
      A partir do século XV as grandes navegações haviam começado, pela motivação do comércio, trazendo progresso à cartografia, totalmente na mão dos navegadores que usavam-na como artifício, além de ferramentas como astrolabis, bússolas nas caravelas.
     Do século XVI ao XIX os cartógrafos eram os astrônomos e elaboravam mapas como estratégias de guerras. A cartografia atual, desde o século XX, se modernizou com fotografias aéreas, imagens de satélite, sensoriamento remoto, GPS, geoprocessamento e são fundamentais para a representação do espaço atual, recebendo,sejam mapas ou cartas, funções mais abrangentes. 

Imagens de:
http://4.bp.blogspot.com/-dVG7x9yQF4M/VCwa-wEFVGI/AAAAAAAAA6Y/4Vf9l_hBCdY/s1600/cartografia-historica-geo-fluxo-exp.jpg
http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/139126138a31a3e2bfbafdc6fccb8d25.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001854/md.0000022616.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário