quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Características Gerais dos Poríferos

    Esse é um filo que causou muita dúvida até os meados do século XVIII quanto à sua classificação nos reinos. E, com certeza, talvez você já tenha acreditado que ele fosse do reino Plantae. Acontece, ainda mais quando os próprios adultos nos mostram e dizem algo errado. 
    A confusão de classificação das esponjas se deve pela pouca ou quase nenhuma reação aos estímulos do ambiente e ausência de movimentos.  Ainda mais pouco se fala nesses animais.
    O grupo dos poríferos é constituído pelas esponjas. Todos eles recebem essa nomeação pelo corpo com poros microscópicos, estes responsáveis pela absorção de água e nutrientes.
    Os ancestrais dos animais do filo Porifera atual com certeza eram diferentes dos que hoje existem e também eram bem simples. É provável que teriam surgido nos finais dos meados da Era Pré - Cambriana. 
     Os poríferos produzem toxinas que afastam predadores. Graças a isso e suas cores de alerta evitam certas predações.  Além do que para nós, seres humanos, essas substâncias tóxicas acabam atuando com efeitos farmacológicos, ultimamente muito explorados pela farmácia e biomedicina. Grande parte age como antitumorais, anti-inflamatórios e antibióticos. 


Ficha Rápida


Reino: Animalia 
Sub-reino: Parazoa (não apresentam tecidos verdadeiros) 
Filo: Porifera
Habitat: Vive em águas costeiras, rasas e quentes. Todas espécies do filo são aquáticas e pouquíssimas foram encontradas em água doce. Ocupa também zonas de marés e profundezas oceânicas.
Localização Geográfica: Encontrados em zonas polares e zonas tropicais. Perto dos trópicos é a área de maior abundância do animal. 
Tamanho: Varia conforme a espécie, mas a maioria mede poucos centímetros. Os maiores poríferos já constaram 1m e 2m.
Cores: São chamativos e em geral são avermelhados, alaranjados, amarelados, roxo - violeta ou cor-de-rosa. 
Alimentação: ocorre junto com ingestão de água, onde já aproveita e pega os nutrientes necessários para as suas células. São essenciais gás oxigênio e minerais.  
Curiosidade: As esponjas são animais sésseis. O que quer dizer séssil? Significa que vivem fixados em algum tipo de substrato. Em sua maioria madeiras, rochas e conchas.
 
Imagens retiradas de:
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gerais.gif/poriferos.jpg
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gerais.gif/porifero.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário