quinta-feira, 26 de junho de 2014

7 Pecados da Redação

   É comum cometer erros, mas se atente a esses sete pecados que não podem ser cometidos
As dicas poderiam ir além de sete, mas estas já são as essenciais

1 ° Pecado

   Não tente escrever difícil, escrever bem é diferente de escrever de modo bonito, pois não adianta nada você colocar tantas palavras rebuscadas ou que mal possuem uso. Use bem as palavras para mostrar seu rico vocabulário de expressão. Você não usaria a palavra "pernóstico" no seu texto. Usaria? 

2º Pecado

   Como você sabe, a receita de miojo não funciona mais no Enem. Nem tente também fazer uma carta quando o pedido é uma dissertação-argumentativa. Ou se o conteúdo é "comida", você escreve sobre "cachorros".  O jeito é não fugir do tema, pois corretores estarão atentos e na escola o professor com certeza lerá o que você escreveu. 

3° Pecado

   Abolir palavrões é um outro passo. Não use palavras "não cultas" na sua produção (Aquela #@$¨% de governo não auxiliou os trabalhadores no momento necessário). Esse "pecado" só desvalorizará sua redação. 

4 ° Pecado:

   Citações nem sempre vão ao seu favor, não pense que citar alguma fonte errônea vá dar pontos extras. Só cite quando tiver total (mas extrema) certeza de uma frase que alguém disse. 

5° Pecado 

   Não opine contra os direitos humanos, como exemplo defender o racismo, nazismo, ou qualquer outro que interfira em relações sociais dos direitos do ser humano

6º Pecado

Frases mundanas ou conselhos de auto-ajuda irritam por vezes corretores e dão uma imagem negativa na sua redação. São frases deste tipo: " Vamos preservar o mundo" ou "respeite o próximo para ser respeitado" e até mesmo " Vamos conscientizar as pessoas".

7º Pecado

   E por último, cuidado com as suas experiências de vida. Não use a 1ª pessoa do singular para fazer uma dissertação, pois o analisado é um todo, o coletivo, não a opinião particular. E nem tente escrever "Eu acho", porque ideias incertas (ainda mais com o "eu") empobrecem seu texto por não passar confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário