Que a água é de extrema importância, você já sabe. Mas saberia explicar de maneira clara o porquê dessa importância? Às vezes achamos que sabemos tudo sobre água por sempre ouvir acerca do assunto, mas sem querer carregamos apenas o básico: um solvente universal representado por H2O, que um dia sua água doce pode acabar para manutenção da vida. Sim, isso é interessante saber. Pegando uma parte dessa resposta anterior, tirando duas palavras: ''solvente universal'', você saberia responder o porquê ela é considerada assim? É o que veremos nessa publicação.
Antes de mais nada, é interessante conhecer a molécula de água. Como já vista em outra publicação, a molécula é formada por átomos. E a de água é formada por 3 átomos: 2 de Hidrogênio, H e 1 de Oxigênio, O. E tem mais: há em ângulo de 104,5º entre os dois hidrogênios. A molécula de água é polarizada, o que significa que possui cargas. O oxigênio tem carga negativa e o hidrogênio tem carga positiva. Isso pode ser visto nas imagens abaixo:
Ângulo formado na molécula |
Note que a de O é negativa e as de H são positivas |
E, justamente essa dupla polaridade é que permite que ela seja um solvente universal, pois as cargas de H podem juntar com outros átomos negativos, enquanto as de oxigênio podem juntar com outros átomos positivos. Tomemos como exemplo o cloreto de sódio NaCl, sal de cozinha, constituído por sódio (Na) e cloro (Cl). Imagine a mistura de sal e a água. Você sabe bem que se misturam,certo? Quimicamente, o que acontece é que o sódio (Na) por ter carga positiva se junta com o oxigênio, que tem carga negativa. Aquela velha história de que os opostos se atraem. Enquanto isso, o cloro (Cl), que tem carga negativa, e o hidrogênio (H), com carga positiva, também se atraem.
Note a oposição de cargas, positivo com negativo e negativo com positivo. |
Da mesma maneira que pode se unir com qualquer átomo, molécula, com a própria H2O não é diferente. Quando você coloca água em um copo de água, a solução fica homogênea. não se separam como água e óleo (já falarei disso). Por isso, quando há esta união, fala-se em ponte de hidrogênio. O oxigênio se "liga" com o hidrogênio e o hidrogênio com o oxigênio. De novo: isso ocorre pela polaridade da água.
Todas essas substâncias que possuem afinidade com a água são chamadas de substâncias hidrofílicas (philos = amigo). São exemplos os sais, açúcares, aminoácidos, a própria água e etc.
Pontes de Hidrogênio |
Já, como mencionei, o óleo não mistura com a água. Outros exemplos são o petróleo e a gordura. Essas são substâncias hidrofóbicas (phobos = medo), aquelas que não se dissolvem na água. Isso ocorre porque suas moléculas são apolares. E se não possuem cargas, não podem interagir com a molécula de água que tem cargas duplamente polarizadas.
Nada complicado, não é mesmo?
Você pode continuar lendo sobre água em:
- Água e reações químicas
- Como a crise hídrica de SP chegou na situação caótica - Parte 1
- Como a crise hídrica de SP chegou na situação caótica - Parte 2
- Interligação da Billings à Guarapiranga
- O que fizeram e fazem com os rios de SP
Imagens retiradas de: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/aab51775b553ad2e0419807986ef6889.jpg; http://novestiba.files.wordpress.com/2012/06/molc3a9cula-c3a1gua1.png; http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20130606000028/formacion-de-las-moleculas/images/a/a6/20070417klpcnatun_87.Ees.SCO.png;http://www.stipdaenit.org.br/imagens/201412171704340000001.jpg; http://www.madsci.org/posts/archives/2005-12/1134741825.Ch.1.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário