Na última postagem sobre o desenvolvimento embrionário animal expliquei a importância do vitelo, falei sobre o zigoto que forma blastômeros até chegar na mórula. Inclusive escrevi sobre os dois tipos de clivagens ou segmentações que existem. Antes de continuar lendo, certifique-se que aprendeu o que estava na última postagem, senão volte lá - acessando aqui - para finalmente compreender a parte 1 desse assunto.
O zigoto se divide igualmente e vai formando blastômeros até uma fase que forma um aglomerado maciço de blastômeros, parecido com uma amora. Por isso recebe o nome de mórula, representada na imagem abaixo no nº 6.
Figura A |
Depois disso haverá a formação da blástula, no nº 7 da figura acima. É nessa fase que as células de dentro migrarão para a camada de células exteriores, Na parte da figura, nº 8, é possível ver a blástula fatiada ao meio (Imagine que seja ela como um tomate cortado, onde dá para ver seu interior. As células que vão sair do meio, vão deixar uma cavidade na blástula, como pode-se ver na imagem abaixo:
Figura B: note que as células vão migrando para a ''borda'' |
A parte sem células (o marrom na figura B) é denominado de blastocele, enquanto as células que formam a blástula de blastoderme. Isso pode ser visto nitidamente na Imagem C.
Figura C |
Logo em seguida há um aumento no número e volume de células. A blástula vai sofrendo uma invaginação (representado por 9 e 10 da Figura A) até formar a gástrula (11 da figura A). Talvez você associe com gastronomia, sistema gástrico... E tem haver com isso! É essa estrutura que formará o sistema gástrico, digestivo. Na Figura D podemos ver o processo de invaginação e ainda por cima olhar as partes de uma gástrula.
Figura D |
No blastóporo (encontre-o na figura D) haverá a formação da boca e do ânus. Caso a boca se forme antes, o animal é um protostômio. Caso o ânus, como no nosso caso, se forme antes, o animal é um deuterostômio. A endoderme formará o sistema digestivo e respiratório, enquanto a ectoderme será responsável pelo sistema nervoso e epitelial.
O que difere a gástrula da blástula são seus folhetos germinativos, a endoderme, ectoderme e mesoderme. Os poríferos são os únicos animais em que não há formação da gástrula. Os cnidários não formam a mesoderme, portanto só possuem endoderme e ectoderme. Dessa forma são considerados diblásticos. Nos outros filos os animais possuem os três folhetos, então podem ser chamados de triblásticos.
Figura E (Clique para ampliar) |
Após a gástrula há a formação da neurula, fase em que há a formação do sistema nervoso. A ectoderme acaba invaginando formando o tubo neural. dentro da mesoderme há a formação do celoma, que vai definir o animal em celomado ou pseudocelomado, ainda que existam os acelomados (veremos mais adiante em outro post) E, se a mesoderme se forma na cavidade do celoma (ver figura E), o animal possui uma formação esquizocélica. E caso se forme junto com a endoderme, o animal é enterocélico (nosso caso, por exemplo).
Figura F (Clique para ampliar) |
Já na figura F há a representação da formação da neurula. A notocorda é a que formará a coluna vertebral e a endoderme formará o intestino. A partir daí o novo organismo vai se desenvolvendo até estar preparado para sobreviver no planeta.
Muita informação, não é mesmo? Não se desespere, leia com calma e antes de mais nada tente procurar outros meios de estudo para facilitar o entendimento.
Ainda ficou alguma dúvida? Complemente seu estudo com a videoaula a seguir. (Garanto que a explicação do professor Jubilut é excelente!)
Imagens retiradas de:
http://iaci.com.br/neurula%C3%A7ao.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJXrv1AYv6njyo425WnkLh34uEkjT3764HvUUi1afsNW1S3f_diPxcTXKhHhuTY3TBoy67ZxplMnVM9DgWb6ifOghcoQCnb35jQDLwB6ru1KExLUlTiVLsbsuzCSYRC7BENG_-lYPE82V0/s1600/embrioM+copyDEF.JPG
http://lh3.ggpht.com/-ONMpMCbjBYQ/UayJPdBlHNI/AAAAAAAABEc/FC7H4HD_wks/image_thumb%25255B14%25255D.png?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-ONMpMCbjBYQ/UayJPdBlHNI/AAAAAAAABEc/FC7H4HD_wks/image_thumb%25255B14%25255D.png?imgmax=800
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c6/Blastulation.png/300px-Blastulation.png
Nenhum comentário:
Postar um comentário