domingo, 1 de fevereiro de 2015

Consumismo: o que é prioridade: capital ou meio ambiente?

A proposta que se segue permitirá que você construa o seu texto dissertativo - argumentativo. Boa dissertação! 
Leia os seguintes o texto 1, 2 e 3 e utilize-os juntamente aos seus conhecimentos já adquiridos baseados em argumentos consistentes para que escreva a sua redação com a seguinte proposta "Consumismo: Priorização do capital ou do meio ambiente?

TEXTO I

Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.
As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
De pais e educadores a agentes do mercado global, todos voltam os olhares para a infância − os primeiros preocupados com o futuro das crianças, já os últimos fazem crer que estão preocupados apenas com a ganância de seus negócios. Para o mercado, antes de tudo, a criança é um consumidor em formação, consumidor de hoje e do amanhã, e uma poderosa influência nos processos de escolha de produtos ou serviços.
http://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/

TEXTO II
 http://3.bp.blogspot.com/-0txFZPVToIw/UgzorYzDDKI/AAAAAAAAAd4/GIHzyQR51mA/s1600/kelvin+tv.jpg

TEXTO III

    A relação de consumo esta diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial as consequências do consumo exagerado incentivado pelo espírito consumista entranhado pelo regime capitalista enraizado no seio da sociedade, gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente. A sociedade deve modificar urgentemente seu consumismo, mudando o paradigma que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Uma vez que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente. Os Estados devem buscar estratégias e instituir políticas que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e a fim de preservar o meio ambiente e incentivar a utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis. Pois todos tem o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado, que deve ser zelado através da conscientização das relações de consumo possibilitando o desenvolvimento sustentável. [...]
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos%20_leitura&artigo_id=10794&revista_caderno=5
Procure seguir estas instruções para o envio da redação pelo e-mail:
  • Use as regras válidas como se estivesse fazendo a redação no dia da prova, utilizando a escrita culta da língua portuguesa;
  •  O texto deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 (pode ter um pouco menos ao ser digitada no computador);
  • Não esqueça do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário