domingo, 1 de fevereiro de 2015

Características gerais das briófitas

    
     As briófitas são plantas avasculares, por não possuírem vasos condutores de seiva. Elas ainda podem ser divididas em três filos: 
  • Briófitas (musgos)
  • Hepáticas 
  • Antóceros (Antocerotáceas)
    Cada um desses tipos serão estudados com calma aqui no blog. Existem mais de 3000 espécies de briófitas no Brasil. Há também musgos com vasos condutores de seiva, porém o que não os classifica no grupo dos filos de vasculares  é por esses vasos tubulares serem diferentes das demais plantas vasculares. A maioria não passa de 20 cm. A ausência de tecidos vasculares se deve principalmente por serem de pequeno porte, muitas até mesmo menores que 2 cm.
     Ainda são plantas isosporadas, ou seja: possuem esporos iguais no formato e tamanho.
     Brion, do grego, significa musgo. São seres delicados e que vivem em lugares úmidos e sombreados ou escuros. Não existe nenhuma espécie marinha. Os musgos Sphagnum formam turfeiras, vegetação de regiões úmidas formadas por musgos mortos.  As turfeiras são importantes por crescerem em solos ácidos e sujeitos a inundações como em pântanos e brejos. Quando secam pela acidez podem ser usados como combustível ou misturados ao solo para a jardinagem para aumentar a retenção de água do meio. As briófitas também apresentam a alternância de gerações

Sphagnum
Turfeiras do gênero Sphagnum
Imagens retiradas de http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/Musgos-e-liquens.jpg;
http://naturlink.sapo.pt/ResourcesUser/GaleriaFauna/Ecologia%20das%20Turfeiras%20de%20Sphagnum%20dos%20A%C3%A7ores4.jpg
http://naturlink.sapo.pt/ResourcesUser/GaleriaFauna/Ecologia%20das%20Turfeiras%20de%20Sphagnum%20dos%20A%C3%A7ores2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário