domingo, 22 de fevereiro de 2015

Efeito Estufa

    Muito se fala em efeito estufa, porém talvez às vezes você pode ficar um pouco perdido no assunto. Por isso aqui você pode conferir a respeito do assunto e se inteirar, já que geralmente é tema de vestibulares.
    Primeiramente você tem que ter em mente e saber responder: o efeito estufa é algo bom ou ruim para o planeta? Se você respondeu "sim" está no caminho certo. Caso contrário leia com bastante atenção, pois a partir de agora você entenderá bem o processo:

    O efeito estufa é um fenômeno natural que acontece no planeta Terra e é o responsável pela manutenção da vida. Caso não existisse as temperaturas aqui seriam baixíssimas ou elevadíssimas como em outros planetas da galáxia. 
    Acontece o seguinte nesse fenômeno: a radiação solar chega à superfície terrestre e fica sobre ela sem se dispersar completamente porque há uma ação de gases atmosféricos que atuam como uma manta que impede a passagem de grande parte do calor. Não pense que a importância dos raios solares é somente deixar a temperatura adequada para possamos viver.
http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/224-naduvida3.gif
    É claro que não temos a capacidade de absorver os raios solares como as plantas, mas são elas que fazem a importante função da fotossíntese, pegando gás carbônico, liberando gás oxigênio que é fundamental para a maioria dos seres vivos. Além disso elas compõe a produção da cadeia alimentar. Além de moléculas de água e oxigênio produzidas, outro resultado da fotossíntese são os glicídios (ou carboidratos), usados para que a própria planta se alimente sendo um indivíduo autotrófico. Como nós, animais, por exemplo, somos todos heterotróficos e não podemos produzir as nossas fontes energéticas necessitamos delas, por mais carnívoro que um organismo seja. 
    Tudo faz parte da cadeia alimentar. O animal herbívoro, consumidor primário (C1º), se alimentará do produtor. Por sua vez o C1º servirá de alimento para o consumidor secundário que se tornará alimento e fonte de energia ao consumidor terciário e assim por diante. Logo, o que foi produzido pelo produtor é repassado de animal a animal, de forma que a matéria circule e "recicle". 
      Entretanto o lado ruim do efeito estufa  está na emissão de gases em excesso, causado pelo ser humano. Há uma excessiva produção de gases tóxicos como o gás carbônico (CO2), considerado o maior vilão. A queima de combustíveis fósseis em indústrias, fábricas e veículos é a principal culpada por essa produção exacerbada,só o Brasil produz 200 milhões de toneladas de CO2 anualmente. 
   Mas uma das maiores preocupações são os CFC's (Clorofluorocarbonetos) que são advindos de refrigerações, aerossóis, agrotóxicos e queimadas para agropecuária. Quando em contato com a radiação Ultra Violeta (UV) eles se rompem e liberam cloro, que reage com a camada de Ozônio (O3) transformando-o em O2. Dessa forma há o processo da formação do buraco na camada de Ozônio, tão comentado nas últimas décadas.
     Consequentemente no buraco na camada de ozônio vem outros problemas como o derretimento nas camadas de gelo afetando a fauna, a cadeia alimentar, habitats e até mesmo a sociedade humana, podendo elevar o nível do mar, até submergir e cobrir terras de pouca altitude. 
      Em contrapartida, existem críticas alegando que os problemas são uma farsa, tanto quanto no aquecimento global. Mas é outra discussão. No momento é  interessante que você sempre lembre:
  • O efeito estufa é positivo;
  • Não passa de um fenômeno natural;
  • O problema está na produção excessiva de gases nocivos à camada de ozônio;
  • As moléculas de cloro do CFC  são liberadas em contato com o O3 formando o buraco na camada de ozônio;
  • Sem o efeito estufa a Terra teria elevadíssimas ou baixíssimas temperaturas;
  •  O efeito estufa é importante por manter a temperatura adequada aos seres vivos, por servir para ser absorvido pelas plantas de modo que produzam O2 e ainda façam parte da cadeia alimentar, circulando matéria e permitindo que seres heterotróficos garantam alimento e reserva energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário