A Mesopotâmia está localizada no Crescente Fértil, que estendia do Nilo (no Egito) até os rios Tigre e Eufrates
(Mesopotâmia) Hoje a região é ocupada pela Síria, Israel, Líbano e
Iraque. Recebeu nome de "Crescente" pelo formato parecido com a fase da
lua crescente. Com montanhas ao norte e o deserto ao sul, o povoamento da região não foi impedido por aspectos geográficos e biológicos.
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/crescente-fertil.gif |
Pelas condições favoráveis para a agricultura, sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus migraram em diferentes épocas estando em conflito com os povos que lá estivessem. Por essas invasões sucessivas a região não formou um Império duradouro e unificado como o do Egito.
A Mesopotâmia e o Egito foram as duas primeiras áreas civilizadas que surgiram em vales fluviais inundáveis, o Nilo, Tigre e Eufrates.
Antes das cidades, na Mesopotâmia já existia a diferenciação social dividindo a sociedade conforme a atividade que cada um exercia, e - consequentemente - constituíam setores de poder e riqueza ou acabavam com continuando na pobreza. Nota-se que há muito tempo a desigualdade social já existia.
Os povos mesopotâmicos viveram na região dividida em Alta Mesopotâmia, onde é menos fértil ficando ao norte montanhoso, Média e Baixa Mesopotâmica, que ficavam no Vale de Tigres e Eufrates, cujas enchentes são mais violentas que as do rio Nilo.
http://www.jurassico.com.br/wp-content/uploads/2010/03/imagem2.jpg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário