terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como a crise hídrica em SP chegou na situação caótica II

    São Paulo sempre teve verões muito quentes e de chuvas prolongadas, enquanto os invernos eram secos e de baixas temperaturas. O quadro mudou drasticamente em 2014, embora já fossem mostrados sinais até um pouco antes de 2012.
    No Brasil atuam 6 massas de ar. As que trariam umidade para São Paulo acabaram se estagnando e o cenário nos estados ao norte e nordeste - embora com muitas regiões quentes e secas - formou até mesmo rios com cheias volumosas. 
    O El Niño também colaborou com a seca que aqueceu as águas do Pacífico e o índice pluviométrico do norte, desregulando mais ainda. As massas de ar quente bloquearam as massas de ar frio e umidade, de modo que as chuvas cessassem.
    A quantidade de água no Brasil foi quase que a mesma de outros anos, porém focada em regiões diferentes. Segunda a Agência Nacional de Águas, ANA, desde 2012 os índices estavam mostrando diminuição, inclusive com tendências de diminuições de algumas enchentes. Em 2013 foram noticiados casos a menos que nos anos anteriores com os problemas que a chuva trazia.
     Investimentos poderiam ter sido feitos pelo governo estadual, independentemente de ser a pior seca. São medidas que já deveriam ter sido adotadas a tempo. Deveriam ter feito um "descarregamento" do Cantareira. Contam basicamente com essa região para abastecer a miro parte da cidade. Somente recentemente, agora que as chuvas voltaram um pouco, que foram lançados (e provavelmente serão lançados mais) alguns projetos. É responsabilidade governamental de realizar uma ótima gestão e cuidar de todas as diretrizes para que a população não passe por necessidades. 
      É extremamente fácil cobrar somente da população, uma vez que somos a parcela que menos gasta água no país. E as medidas com as indústrias e agricultura que tanto gastam água? E ainda por cima a poluem? Obviamente faz toda a diferença, mas deve ser uma ação conjunta e recobrada para os setores com índices de maiores gastos do recurso hídrico. 

Sistema Cantareira em estado crítico





Cantareira Cheia
Imagens retiradas de:
http://veja1.abrilm.com.br/assets/images/2014/2/204002/reservatorio-Jaguari-Sistema-Cantareira20111231-0033-size-598.jpg?1400690826
http://imguol.com/c/noticias/2014/02/04/30jan2014---represa-jaguari-que-integra-o-sistema-da-cantareira-da-sabesp-companhia-de-saneamento-basico-do-estado-de-sao-paulo-fica-com-solo-seco-e-rachado-devido-a-falta-de-chuvas-no-estado-1391556578260_1920x1080.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário