terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como a crise hídrica em SP chegou na situação caótica I

    O Sistema Cantareira foi construído em 1960 para levar a água da Bacia do Alto Tietê para a grande metrópole abastecendo mais de 9 milhões de cidadãos. É um sistema de extensão de 2.279,5 km2 e que inclusive abrange quatro cidades mineiras, além das paulistas.    
    O sistema é composto por cinco bacias hidrográficas e seis reservatórios, como ilustrado na Figura 10 e 11. A água passa pelas represas Jaguari e Jacareí, seguindo para Represa de Cachoeira até chegar em Atibainha, onde é direcionada à Juquery (Paivo Castro). Deste trajeto segue para a represa de Águas Claras e uma ETA, Estação de Tratamento de Água, localizada em Guaraú. O sistema inteiro está recebendo cada vez mais intervenções antrópicas. Somente 21% encontram-se no estado natural, enquanto 73% recebeu ação humana.
Mapa do Sistema Cantareira
     A falta de uma boa gestão trouxe o problema com o abastecimento de água. O Sistema Cantareira é totalmente sobrecarregado e nenhum investimento é realizado para aliviar esse complexo. Muita água da chuva é perdida e nem um pouco reaproveitada ou captada caso não tenha ida para um rio. Ainda por cima, a metrópole não possui escoamentos adequados, uma vez que é completamente asfaltadas. É impossível que os representantes políticos tenham fechado os olhos perante a situação e não ter visto a queda da quantidade de água do volume.
     Somente quando as chuvas, aos poucos, iniciaram, além do cenário de pós-eleição, é que foram apresentados projetos de captação e reaproveitamento de água. Ainda por cima, alguns outros problemas (como ambientais, sociais e/ou econômicos) foram ocultados ou ignorados.
      Diferente dos nordestinos que muitas vezes já vivenciaram a falta de água na região ou por falta de investimentos, não sabemos lidar muito bem com a situação. Paulistas nunca passaram com algo tão severo em relação à água quanto nessa crise. Existem até possibilidades de migrações. 
        São previstos anos com chuva e outros sem. As soluções são as gestões e estratégias que devem ser adotadas urgentemente. Enquanto não chovia nesse ano, problemas com enchente que geralmente alastram São Paulo, poderiam ter sido resolvidos. 
  
Continue lendo o assunto em: http://nota10novestibular.blogspot.com.br/2014/12/como-crise-hidrica-em-sp-chegou-na.html

Imagem retirada de: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/sistema-cantareira.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário