terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fonema

     A fonologia é o estudo dos sons da língua e estuda: fonemas, sílabas, ortoepia (pronúncia correta das palavras), prosódia (acentuação) e ortografia
    O fonema é a menor unidade sonora de caráter distintivo de uma língua. Como exemplo bala e mala, a diferença das palavras é que o fonema /b/ foi trocado pelo fonema /m/ e já houve uma drástica mudança de significados. 
      O fonema é sempre representado entre barras e por letras que nem sempre representam a sua letra no alfabeto. Portanto letra e fonema não podem ser confundidos, pois são distintos. Exemplos:
mala = /m/ /a/ /l/ /a/
canto = /k/ /ã/ /t/ /o/
táxi = /t/ /a/ /k/ /s/ /i/
      No Brasil temos 33 fonemas, enquanto o alfabeto é constituído por 26 letras. 

Alofones
    São os fonemas que podem ser representados diferentemente devido a variedade linguística de região para região. Por exemplo, tio. Em São Paulo o fonema seria: /t/ /ʃ/ /i/ /w/ e na Bahia seria /t/ /i/ /w/

Fonemas Sonoros e Surdos
     Fonemas surdos são aqueles onde o ar passa pelas cordas vocais sem vibrá-las. Quando as cordas vocais vibram, passam pela faringe, úvula, boca ou nas fossas nasais, o fonema é sonoro. Basta você pronunciar a palavra e sentir a maneira que ela sairá na pronúncia.
       Exemplos: dia (sonoro) / tia (surdo)        bata (sonoro) / pata (surdo)

Fonemas Orais e Nasais
      Quando a corrente de ar chegar até a úvula duas coisas podem acontecer:
1 - a úvula levantar a faringe e o ar sair pela boca, que é o que chamamos de fonemas orais.
2 -  a úvula abaixa e o ar sai pelas fossas nasais, que é o que chamamos de fonemas nasais.
      Exemplos: lá - lã               /                pau - pão          /           violeta - violenta 

    Todo o alfabeto fonético está disponível no seguinte site: http://cvc.instituto-camoes.pt/cpp/acessibilidade/capitulo2_1.html.
       * No Instituto Camões você visualiza todos os fonemas da língua portuguesa, escuta a pronúncia e vê exemplos de palavras cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário