O Trovadorismo (ou também conhecido como 1ª Época Medieval) começou com a Canção da Ribeirinha em 1189 de Paio Soares de Taiverós até 1434 com a nomeação do Fernão Lopes para cronista-mor na Torre do Tombo. Ainda existe essa certa dúvida de que os registros trovadorescos começaram com a Canção da Ribeirinha, tendo eles como argumento de que outros textos já indicavam a literatura trovadora.
A cultura nesse momento histórico se reflete em uma Europa cristã, onde todas as pessoas seguem fervorosamente a religião, tudo aquilo que o clero expõe. Ainda nesse período foram vivenciadas as cruzadas ao oriente e a luta contra os mouros. Mas o elemento fundamental desse período é o religioso.
A igreja era a menção maior: tudo aquilo que por ela era dito, não era questionado, mas só seguido. A vida da sociedade era levada no bem x mal e no pecado, em que queriam a salvação da própria alma, em que o temor era o inferno.
É importante lembrar que a maneira de agir, a mentalidade da época era do teocentrismo: Deus no centro do universo.
A maior parcela populacional não tinha o direito da educação, do aprendizado, que era detido pela minoria da povoação europeia. A maior parte era analfabeta e para isso não conseguiam ler nem compor a arte lírica.
O principal meio escrito era o lirismo, em que compunham as cantigas. Estas eram cantadas, assim acompanhadas por uma gama muito menor de instrumentos dos que existem hoje. A soldadeira (jogralesa) eram as moças responsáveis por dançar, cantar e tocar castanholas ou pandeiros acompanhando a cantiga.
Essa arte lírica era separada e restrita somente a nobreza e ao clérigo muito difundido para entreter, por exemplo. Os jograis tinham essa função (parecida com a que conhecemos do bobo da corte). Eles eram poetas de condições sociais inferiores e que cantavam ou criavam cantigas para entreter a alta nobreza.
O trovador era o poeta, que geralmente parte dos nobres, não precisava se preocupar com suas condições socioeconômicas. Portanto, faziam suas produções líricas sem preocupações financeiras.
Adiante, aqui no blog, veremos a situação da mulher nessa época e abordaremos os tipos de cantiga que são divididas em líricas ou satíricas, subdivididas - respectivamente - em cantigas de amor e de amigo e cantigas de escárnio e maldizer.
Imagem que retrata um palácio na época do Trovadorismo, onde as pessoas estão cantando e tocando a cantiga trovadora em um palácio. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário