sábado, 28 de junho de 2014

Meio Ambiente: Biótico e Abiótico

    O meio ambiente consiste nas circunvizinhanças de um ser vivo e defini-lo com poucas palavras é bem difícil, pois engloba quase todos os assuntos hoje discutidos no mundo. Os conteúdos ambientais são uns dos mais pedidos para temas de redações ou em questões de conhecimentos gerais em vestibulares e é preciso atenção para evitar contradições de seus argumentos na hora de escrever ou enganos na hora de assinalar uma alternativa. 
     Mas aqui será limitado o meio ambiente: biótico e abiótico. O que significam?  Todos os componentes vivos estão em constante relação com o meio inanimado, o abiótico (a=não e bio=vida, sem vida). Não fica difícil deduzir que o meio biótico são os seres vivos organizados em níveis biológicos.
    São, entre os componentes abióticos, o solo, rochas (sedimentares, ígneas e metamórficas), água, argilas, areias, o clima, a atmosfera e etc. 
    Deixo aqui a recomendação de um filme, de Jacques Perrin, com vídeos e imagens de alta qualidade de pequenas vidas onde podemos verificar relações bióticas e abióticas. Tente notar conceitos de ecossistema, comunidade e população. Será excelente para quem adora em biologia o reino animal!

Comunidade - de formigas, pulgões e a planta que estão -  mostrada em Microcosmos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário