sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alternância de gerações haploides e diploides

  Nas plantas e algas, o gametófito (em breve explicarei as partes de uma planta) forma gametas haploides. Antes de continuar você precisa saber o que é haploide e diploide. 
  Os cromossomos haploides se apresentam sozinhos,únicos, sem um par cromossômico. Diz-se que as células haploides possuem cromossomo n. Já as diploides são as de cromossomos que se organizam em pares semelhantes (exceto sexuais dependendo do sexo do organismo que o possui). Essas já possuem 2n.  
   Retornando: os gametas masculino e feminino , ambos haploides n, irão se unir na fecundação e originarão um zigoto diploide, 2n (ao se desenvolver é chamado de esporófito). Quando adultos, as células do esporófito se dividem por meiose e geram esporos, que são células haploides n. E esses poros originarão o gametófito e a sequência se repete. 
   Note que há uma alternância de gerações: haploide (gametas) -> diploide (zigoto) -> haploide (esporos). Essa alternância de gerações é algo comum no Reino Plantae. Pode ser inclusive denominada de Ciclo Haplodiplobionte A imagem facilita o compreendimento. Veja: 
 
Clique para ampliar a imagem
Não entendeu ainda? O vídeo que se segue pode ajudá-lo. Depois disso, não deixe de rever o conteúdo!


Imagem retirada de http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/pictures/2002-41-141-30-i002.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário