domingo, 25 de janeiro de 2015

Um Dia Sem Mexicanos

    Que os Estados Unidos é um país que se considera superior e as pessoas que nele vivem agem praticamente igualmente umas as outras - salvas poucas exceções - de maneira preconceituosa e 'imperiosa', não é novidade para ninguém. Nos E.U.A. muitos mexicanos que conseguem passar as fronteiras compõem uma grande parcela da população dos estados norte-americanos. 
     O filme que recomendo hoje é: Um dia sem mexicanos. Nele o enredo se passa na Califórnia, quando os mexicanos somem. E o pior é que compõem 1/3 da população, com cerca de 14 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo que tentam entender o motivo do sumiço dos hispânicos, aprendem a valorizá-los, uma vez que compõem parte fundamental e que mantém o estado. Muitos fazem parte dos serviços policiais, operários, de babás e que acabam garantindo o bem-estar do povo branco americano.
     Sabemos inclusive dos históricos dos E.U.A. pegando territórios do México e que ainda se colocam na boa - forma de mocinhos (nada raro em filmes de faroestes) e a xenofobia cometida por eles com várias nações que não sejam a deles. (Nós, brasileiros, por exemplo, não somos muito bem recebidos por lá). Parecidíssimo até com os bolivianos no Brasil - que é outro caso que no momento não é o melhor a se discutir.
       Com esse filme você pode relacionar temas de história, geografia e o mais importante: análises sociológicas dos comportamentos tidos pelos californianos que se repete em todos os cantos do planeta. Não deixe de alugar, baixar ou assistir online esse excelente filme!


Duração: 1h31
Diretor: Sérgio Arau
Drama / Comédia
Produzido em: Espanha / México / EUA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário