Os glicídios, também conhecidos como açúcares, carboidratos e hidratos de carbono são moléculas constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Sua fórmula química geral é C(H2O). Os cientistas não usam a nomeação "açúcar", pois remete a alimentos adocicados e nem todo glicídio é doce (não está errado, mas no vestibular, por exemplo, talvez não apareça como 'açúcares'.).
As funções principais do glicídio são:
- Função Energética - é a principal fonte de energia de um ser vivo
- Função estrutural - está em artrópodes e fungos que possuem, respectivamente, o exoesqueleto e a parede celular constituída de quitina. Ou ainda nas plantas, cuja parede celular é constituída pelo carboidrato celulose. {Ainda existem inúmeros exemplos de funções estruturais}
Algo que muitos esquecem é que o D.N.A, Ácido Desoxirribonucleico e o R.N.A, Ácido Ribonucleico são feitos pelos correspondentes glicídios, desoxirribose e ribose, na função estrutural.
Os glicídios são de extrema importância, pois ele é o constituinte orgânico básico para a vida. E também damos a notória importância para as algas, plantas e algumas bactérias, porque, diferentemente dos outros grupos de seres vivos, conseguem absorver raios solares para realização da fotossíntese, transformando a energia luminosa em energia química. Isso consiste na conversão de gás carbônico e água em gás oxigênio e glicídio.
As plantas, por exemplo, são base em uma cadeia alimentar, por serem produtoras e fornecerem a alimentação necessária para herbívoros.
Logo a vida não existiria sem algum ser que pudesse usufruir dos raios solares e produzir glicídios, além de outras fontes de energia.
Alguns alimentos que são fontes de carboidratos |
Imagem retirada de http://www.revista-fi.com/edicoes/31/files/assets/seo/page21_images/0003.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário