quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Período Paleolítico

    O Período Paleolítico, também conhecido como a Idade da Pedra Lascada, é marcado pelo surgimento dos seres humanos. Os humanos pré-históricos viviam geralmente em grupos e caçavam e colhiam para a sobrevivência. Quando a noite chegava ou chuvas se aproximavam se escondiam e abrigavam principalmente em cavernas. Como não tinham um território fixo e viviam mudando de lugar em busca de comida, são considerados nômades.
    As ferramentas usadas eram muito simples, feitas de lascas de madeira, dentes, ossos ou chifres de animais e pedras lascadas. Isso permitia facilitar na hora de caçar e até mesmo para comer, auxiliando a cortar o alimento e retirar a pele, penas, por exemplo. 
    O fogo foi descoberto nos meados desse período. Acredita-se que primeiro eles teriam tentado cultivar o fogo vindo de fenômenos naturais e somente depois terem conseguido reproduzi-lo por atrito entre pedras ou madeiras. Essa descoberta foi útil e permitiu o avanço de algumas práticas, como aquecer a comida, afastar animais maiores e iluminar locais escuros, essencialmente à noite. 
    Todo o produto da caçada, da pesca e até mesmo das colheitas não era guardado, porque não havia nenhuma preocupação em guardar alimentos para o futuro.
     Nesse período também iniciou a divisão de trabalho por sexos, sendo a mulher colocada para cuidar e  criar os filhos e não fazer parte das caças ou guerrilhas. Nota-se que a figura da mulher continuou por muito tempo - embora atualmente continue em porções menores que antes - com essa divisão e que por uma sociedade machista que ainda vivenciamos, ocorrem casos parecidos nos dias de hoje na separação dos sexos e a desigualdade de gêneros. Ao mencionar "guerras", estamos falando das rivalidades de grupos de regiões diferentes, nas quais existiam sempre que um se deparava com outro. 
      É interessante citar que eles já produziam algumas roupas por peles de animais para se aquecerem. 


 
      Muitos hábitos do paleolítico ainda podem ser encontrados hoje com alguns indígenas, os aborígenes, bosquimanos e até mesmo esquimós que ainda partem de alguns princípios da velha idade da pedra. Isso é de extrema importância, pois infelizmente muitos grupos acabaram sendo interferidos e destruídos pelas tecnologias, "avanços" e produtos trazidos em grande parte por europeus, hoje difundidos pelo mundo. O índio, por exemplo perdeu muitas de suas características antepassadas e hoje é até mesmo difícil de reconhecê-lo com seus traços quando colocado entre outras pessoas que não são indígenas. 

Imagens retiradas de https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLltxWKis9rwaeBSES0Wo8RwFAFLFhZWC9xsTD2G7M9uAXs5PEJ6SNw4vPtNftQPr7ZWGrcWKjZrsW65gLJl_2aBerEfYPnhwV5yLFrBcU5jb83F6rmx5DQHDv3ZoWASPBKytTJdt2Um4/s1600/11Prehistoric-hunting.jpg, http://historiabasica.files.wordpress.com/2013/02/homens-prc3a9-histc3b3ricos.jpg?w=500

Nenhum comentário:

Postar um comentário