sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Primavera Silenciosa, Rachel Carson

     "O ser humano perdeu a capacidade de prever e prevenir. Ele acabará destruindo a Terra." (Albert Schweitzer)
    Esta semana a indicação de livro vai para Primavera Silenciosa. É um livro, publicado pela bióloga marinha Rachel Carson da editora Gaia, lançado em 1962. Nesse período os cuidados com meio ambiente eram mínimos ou nem existiam. As indústrias lançavam químicos ao meio da maneira que quisessem, sem analisar os futuros ou imediatos impactos.
     Esse livro acabou se tornando clássico para os movimentos em prol do meio ambiente e tocou muitos cientistas e gerações. A escritora morreu aos 56 anos em 1964, 2 anos depois da publicação. 

  Não é um livro voltado para a comédia ou o entretenimento como muitos hoje apelam para o senso de ''humor'', deixando de lado o intuito crítico.   O primeiro capítulo é "Uma Fábula para o Amanhã", onde uma cidade, no coração dos E.U.A vivia com todos seres vivos em harmonia. Encantava os viajantes na maior parte do ano, principalmente na primavera até que um dia uma estranha praga se infiltrou. Pairavam sombras de morte e foram as próprias pessoas que fizeram aquilo. A voz da primavera tinha sido silenciada.
    Muitas pessoas foram contra, uma vez que acham que é impossível viver sem os agrotóxicos, já que as pragas do campo prejudicariam as plantações caso nada fosse feito. Carson quis provar o contrário, que é muito mais maléfico se alimentar de verduras e frutas com agrotóxicos. Com fatos e provas científicas ela baseia seu livro e encabeceia o movimento verde. 

Relação de conteúdos: meio ambiente / ecologia / química ambiental

       É um livro que com certeza vale a pena ler. Fica dica!

Imagem retirada de: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/livro-primavera-silenciosa-rachel-carson-ed-gaia-700826.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário