sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Aquecimento Global: Uma verdade?



Pode se entender o uso de termos como “possibilidade” quando se trata de aquecimento global antropogênico. É teoricamente possível que o aquecimento médio dos últimos 50 anos ou mais foi principalmente causado pelo homem, e é possível que o ligeiro aumento do nível do mar ao longo deste período tenha sido causado mais naturalmente (o nível do mar estava subindo naturalmente de qualquer maneira).
Se a concentração do CO2 aumentar como resultado do aumento da temperatura e de efeitos naturais, podemos nós resolver alguma coisa com as taxas de emissões? Isso é o mesmo que tentar impedir o processo de embranquecimento dos cabelos dos seres humanos quando envelhecem. Não é o cabelo branco que causa o envelhecimento, ele é um efeito do envelhecimento. E não há nada a fazer para impedir o embranquecimento enquanto for vivo. Este é um processo natural que não pode ser evitado e que acontece sempre. Tão certo como as alterações climáticas. 



A Rio + 20, que irá reunir governos do mundo inteiro para debater a questão ambiental e sustentável. Não é difícil imaginar que o mestre em climatologia é amplamente desfavorável a encontros deste tipo, e mais, sarcástico e irônico ao falar dele. A Europa está em crise e precisa urgente gerar lucro em algum lugar. E o melhor meio para fazer isso é na América Latina, suas antigas colônias. Em 1492 chegaram aqui com espelhos dizendo que os índios precisavam daquilo para sobreviver. Em 1992 a mesma coisa –, neste ano houve a Eco 92, também no Rio; Agora, eles veem aqui, um país subdesenvolvido, que aponta que haja 40 milhões de brasileiros vivendo sem as necessidades básicas, como saneamento e comida na mesa, e dizem que precisamos nos preocupar com sustentabilidade.
 Mitos contra efeito estufa podem afetar no desenvolvimento de um país, significa 80% da matriz energética dependem do petróleo, gás natural e carvão. Reduzir as emissões significa reduzir a geração de energia elétrica, que é essencial para o desenvolvimento dos países.
As “soluções verdes” para fazer face às ameaças do aquecimento global,  mudanças de atitude ao alcance da mão e do cartão de crédito. É a propaganda, que denuncia as “alternativas” dos biocombustíveis e da energia eólica: suas emissões são tão ou mais poluidoras que o próprio petróleo pois necessitam de grandes espaços para gerar energia, na terra e no mar, subtraindo áreas de ecossistemas.
A Terra já está “reagindo”, por meio das mudanças climáticas e catástrofes naturais cada vez mais frequentes. A incidência de eventos climáticos extraordinários, como tufões, vendavais, chuvas intensas,  inundações e secas,  aumentou enormemente devido aquilo que o  capitalismo avança sobre os recursos naturais.
Com a vida selvagem e seu ambiente natural ameaçado, o clima se descontrola. É difícil afirmar alguma teoria e impô-la como verdadeira. Estas aqui apresentadas são contrárias ao Aquecimento Global e cada pessoa deve decidir em que posição ficará.

Fonte : http://www.noticiasdabahia.com.br/admin/editoria/fa5d440564405e727be453c5b006f549.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário