domingo, 4 de janeiro de 2015

Água como moderador de temperatura

    A água tem que ter uma temperatura adequada ao nosso corpo. Seu calor específico é de 1 cal/gºC. Por ter um calor específico alto, não aquecemos ou resfriamos com facilidade, como o ferro. Caso contrário, "derreteríamos" expostos ao sol e congelaríamos quando fôssemos para a sombra
    O calor latente de vaporização é o calor absorvido pela substância no ponto de ebulição. Para a água passar do líquido para o  gasoso é necessário a quebra de pontes de hidrogênio , algo que demanda muita energia. graças a isso um ser não sofre super aquecimento. Tomamos como exemplo quando praticamos exercício e nosso corpo fica muito quente. Para refrescar acabamos suando (efeito do calor latente de vaporização) 
     Já o calor latente de fusão é o calor necessário para passar a água do estado sólido ao líquido. Para a água tornar-se gelo requer muito calor, com exposições à temperaturas inferiores a 0ºC. Graças a isso, no nosso corpo não temos pedras de gelo correndo no sangue ou nosso corpo é facilmente congelado. Morreríamos rápido caso nossas células fossem congeladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário