terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Classificação dos Lipídios: Glicerídeos

   Os Glicerídeos são lipídios constituídos por moléculas de álcool glicerol ligados a uma, duas ou três moléculas de ácido graxo. Antes de prosseguir é de extrema importância você saber o que é cada uma dessas moléculas mencionadas.
   O álcool glicerol é composto por três átomos de carbono ligados a um grupo de hidroxilas, Oxigênio e Hidrogênio (OH). Sua fórmula é representada como C3H8O3.
   Já o ácido graxo é formado por carboxilas (COOH) e longas cadeias carbônicas em quantidade par.  Os ácidos graxos nunca estão livres, sozinhos, sempre acompanhados das moléculas de glicerol.
   Logo os glicerídeos são todas as gorduras (que apresentam aspecto sólido) e óleos, (líquidos), ambos quando estão em temperatura ambiente. Quando existem três moléculas de ácido graxo o glicerídeo passa a ser chamado de triglicerídeo ou triglicéride. 


   Mas qual a importância desses óleos e gorduras?
  Eles atuam como reservas de energia para aves e mamíferos, isolantes térmicos e são a solução para dissolver vitaminas liposolúveis. As vitaminas A, D, E, K não dissolvem na água (por serem hidrofóbicas) e devido a isso necessitam desses lipídios para que o corpo as absorva. Ainda há aquilo que todos sabemos: o urso polar, como exemplo, possui bastante gordura, que - além do pelo - permite que fique aquecido no inverno, por mais rigoroso que seja.
    As sementes de algumas plantas possuem muito óleo, sendo uma reserva que ela possui para momentos em que haja a falta de energia para suas células. Nós, seres humanos, usamos muito a soja, o milho, por exemplo para a produção de óleos, margarinas, biocombustíveis, justamente por grande produção de óleo vegetal por parte desses organismos. 
     As aves aquáticas, por exemplo, não ficam encharcadas por manterem o corpo impermeável com a lubrificação das penas que ocorre devido a secreção gordurosa que sai da Glândula Uropigiana (acima da cauda). Com certeza você já deve ter visto cisnes, patos levando o bico até a cauda. Eles na verdade estão colhendo secreção gordurosa da glândula  para espalhar pelas penas.
     Viu o como a gordura é importante? Mas tem um porém: Nós seres humanos acabamos nos alimentando de gorduras que fazem mal em seu excesso, ainda mais com produtos industrializados. Os alimentos gordurosos como fast foods, frituras, carnes gordas, bolachas recheadas e outros com muita gordura podem nos causar problemas de saúde. Um deles é a aterosclerose, que ocorre quando os lipídios se depositam nas artérias e faz com que percam a elasticidade. Em consequência a pessoa pode sofrer de infartos, AVCs e doenças cardiovasculares levando até a morte. 

 
Imagens retiradas de: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/e45a099b140df3421432299b81b2f6a2.jpg e http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/glicerideo.jpg&imgrefurl=http://www.brasilescola.com/quimica/lipidios.htm&h=147&w=425&tbnid=oFnI5Q6glbHyrM:&zoom=1&docid=T2woxIq63bkxqM&ei=04jHVNKaIvaasQT6w4KADw&tbm=isch&ved=0CB0QMygAMAA&biw=1366&bih=657

Nenhum comentário:

Postar um comentário