1. Defina o seu sonho
Não é uma tarefa nada fácil. Estudar é complicado. Mas o que pode te ajudar é escolher aquela profissão que no futuro deseja fazer, onde você passará a trabalhar. Você pode se motivar com o seu sonho. "Para chegar lá vou ter que estudar muito. Vamos lá" - ou algo parecido. Quando temos metas para cumprir, o desejo e a força de vontade podem superar a preguiça. Eu mesmo sei o como é tão difícil passar pela decisão de uma graduação. Não só isso, mas em várias outras coisas, com onde estudar, o que estudar e entre outras dúvidas eloquentes.
2. Estude para fazer o que quer
Primeiramente não adianta estudar para passar no vestibular. O vestibular é uma avaliação que - em opinião pessoal - não avalia o aluno de maneira adequada (mas aí é outra história). Excelentes estudantes podem não passar na primeira vez. Você tem que estudar para entrar na faculdade que quer e fazer aquilo que pretende para alcançar seus objetivos e viver bem, da maneira que planeja. Não é impossível.
3. Treine seu cérebro
Não adianta turbinar seu cérebro, ''engolir'' e "vomitar" muita informação de uma vez só. Estude aos poucos, no seu ritmo. A própria neurociência diz que o cérebro só se acostuma com uma ação e a faz um hábito depois de 20 dias. Comece estudando 20, 30 minutos. No segundo dia estude mais 20. Vá aumentando consecutivamente até que você se acostume. Chegará uma hora que você nem vai perceber que estudou, 1, 2, 3 horas.
4. Cuide do corpo
O corpo é o reflexo de sua saúde. Você tem que mantê-lo bem. Se alimente de forma adequada comendo de 3 em 3 horas. (*Aquilo que já sabemos.) Não vá dormir tarde, é um perigo, pois o corpo se cansa. Você não é um robô, o corpo sente o cansaço. Não dá mais para estudar? Vá dormir, fazer qualquer coisa que relaxe, pois isso é necessário.
5. Pratique algum esporte
Pessoalmente, não gosto muito de educação física, mas esportes são fundamentais e eu vejo uma melhora no meu desempenho quando pratico. Faça caminhadas, corra, tire algum tempo para se dedicar a isso.
6. Não desanime
Chegam horas que a vontade é jogar tudo para o alto. não desanime, sempre se motive e lembre do sonho. Mas o essencial é: não passou no vestibular? Você tem tempo para que isso aconteça. Aproveite o outro ano e se desempenhe melhor, melhore seus estudos. A nossa vida não é tão longa, mas não precisamos nos desesperar em querer fazer tudo tão rápido. Como já disse, excelentes estudantes às vezes não passam, seja por dificuldades na vida pessoal, o nervosismo ou outras séries de fatores.
7. Estude se divertindo: A internet e a leitura
A internet é um recurso tão bom e que pode ser usada além das redes sociais. Use-a para assistir filmes, animes, buscar resenhas, peças de teatro gravadas e que inclusive possam estar relacionadas com algum conteúdo. Vale a pena também usar algumas leituras de vestibular como alívio. Leituras obrigatórias podem descansar a sua mente. Você pode não gostar de todas, mas é possível que acabe gostando de algum livro proposto. Caso contrário, leia o que queira, fará bem à mente.
8. Canto do estudo
Estude em lugares silenciosos, calmos. Se concentre e nunca busque locais onde possam te entreter mais que os livros, cadernos e outros materiais. um exemplo é o computador. Assistiu uma vídeo - aulas, pesquisou o que tinha que pesquisar, se desconecte dele, desligue e foque no que está fazendo.probelmas com gritos, rua barulhenta? Coloque uma música (com uma língua e letra que não entenda para não se distrair) ou coloque um tapa ouvidos. Pode ajudar tentar ignorar.
9. Professores
Troque ideias com seus amigos sobre variados temas e peça ajuda. Os cursinhos - caso faça arte de um - auxiliam nos seus estudos. E uma das dicas que em minha opinião é uma das mais importantes é: peça ajuda para o professor. Tire as dúvidas quando necessário, pois ele estará lá para te ajudar. O vestibular não está nem aí para você. Nem semrpe recebemos muito apoio, inclusive as escolas geralmente estão mais preocupadas com as notas delas refletidas pelos desempenhos dos alunos. Às vezes nem isso.
10. Se programe
Por fim dá inclusive para concluir que um dos passos fundamentais é a organização. Organize sua vida e se possível até se programe. Algumas tarefas podem até ser melhor cumpridas com isso.
Existem outras dicas, mas essas são essenciais. Para que algo aconteça, depende exclusivamente de você, do seu querer.
Que 2015 seja um excelente ano para você, caro estudante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário